Você tem direito a receber o décimo terceiro proporcional esse ano? Então é preciso estar atento aos valores e às datas de pagamento para você ganhar a sua bonificação corretamente. O décimo é um direito muito importante e você vai entender tudo que precisa saber sobre ele lendo o texto a seguir.

O que é o décimo terceiro salário?

A CLT rege os direitos dos trabalhadores brasileiros, ou seja, dá assistência e garantia para os servidores que atuam com a carteira de trabalho assinada. A partir disso, proporciona alguns benefícios fundamentais para o trabalhador brasileiro e um deles é o décimo terceiro salário.

O décimo funciona como uma bonificação salarial, representando um pagamento extra para quem tem direito a receber o a quantia. O valor depende diretamente da remuneração mensal do trabalhador, sendo necessário efetuar um cálculo específico para calcular o recebimento.

O que é o décimo terceiro proporcional?

O décimo é um pagamento muito importante para os trabalhadores e representa um rendimento positivo para economia no começo do ano. Entretanto, ele é determinado somente para alguns funcionários. Já o décimo terceiro salário proporciona está relacionado ao pagamento da bonificação pelos meses trabalhados, geralmente é um tempo inferior a 12 meses.

O direito permite que os funcionários de carteira assinada recebam uma bonificação justa e proporcional ao seu tempo de serviço. Este valor é garantido ao trabalhador, que pode solicitar o pagamento deste direito mesmo se for desligado da empresa para qual trabalhava.

Quem pode receber?

O décimo terceiro salário é recebido por completo após um ano de serviço na empresa. Mas para o décimo proporcional a previsão é que todo funcionário regido pela CLT receba. O valor será referente ao tempo de serviço prestado pelo funcionário desde o momento de contratação e terá o cálculo baseado na remuneração que o mesmo recebe.

Para quem é aposentado, o valor será referente ao tempo que o mesmo está recebendo o benefício. O pagamento de ambas as bonificações será efetuado em duas parcelas, uma em novembro e a outra em dezembro.

Como é calculado o valor?

Mas afinal, como é realizado o cálculo décimo terceiro salárioSaber quanto você irá receber é importante para se planejar financeiramente e não desperdiçar a sua bonificação.

O cálculo é referente a 1/12 avos das remunerações efetuadas pela empresa. Ou seja, o quanto você irá receber de ser a divisão do seu salário total em todos os meses de serviço pelos meses trabalhados.

FONTE: https://salariominimo2020.com.br/