Muitas pessoas têm se planejado para entrar no mercado como funcionário público, isto porque esta categoria de serviço dispõe de vários benefícios importantes. Por essa razão, os concursos realizados para preencher estes cargos são muito concorridos. Veja a seguir quais as vantagens em trabalhar como funcionário público:

Processo Seletivo

A única forma de ingressar em cargos públicos efetivos é através da prestação de serviços. Por isso, o candidato não ficará sujeito a entrevista de emprego e as vagas não pode ser preenchidas por parentesco ou conhecimento ou seja, para participar do PCI concursos 2019 deve se inscrever e participar dos exames.

Esta categoria de seleção não fica disponível sempre, mas há uma grande expectativa para os concursos 2019 e os interessados devem estar atentos a divulgação do edital.

Estabilidade Financeira e no Trabalho

Como não depende da área de comércio e tem salário fixo, os cargos públicos proporcionam estabilidade financeira para os seus funcionários.

Sem contar que a possibilidade de demissão é menor do que no setor privado, por isso, o funcionário pode fazer planos e investimentos a longo prazo contando com a permanência de seu setor.

Remuneração Alta

Um dos pontos mais importantes em relação ao setor público é a remuneração que é superior a média privada. Os concursos se dividem entre nível médio e nível superior, e ambas as categorias dispõem de uma boa remuneração.

Vale mencionar que o piso salarial para os cargos de funcionário público são consideravelmente maiores do que os cargos privados. Para quem seja uma remuneração alta mensalmente, participar de concurso público é uma ótima opção.

Baixa Possibilidade de Demissão

Diferente dos trabalhadores de empresa privada, os funcionários de cargos públicos tem menor possibilidade de ser demitidos. Isto poque, o empregado só pode ser dispensado por meio de processo administrativo se vier a infringir as leis que regem o setor público.

E apesar de poder ser dispensado de suas funções através de processo administrativo, é importante mencionar que o servidor pode vir a requirir a reavaliação do caso e a reintegração de seu cargo.

Carga de Trabalho Flexível

Quem trabalha em empresa pública possui uma carga de serviço diferente da maioria. Enquanto o trabalhador do setor privado tem de cumprir, pelo menos, 40 horas de serviços semanais, o funcionário público cumpre cerca de 30 horas.

A cargo horária é bem distribuída semanalmente e dependendo do setor de trabalho o funcionário pode chegar a ter duas folgas durante a semana.